O que é marketing médico?
Marketing médico é uma forma de realizar marketing para profissionais da saúde, ele consistem em estratégias avançadas para atração de pacientes.
2/9/20253 min read


Marketing Médico
Afinal o que de fato é o marketing médico? Marketing médico consiste em estratégias de marketing utilizadas para atrair novos paciente e relacionar com os pacientes atuais. Consiste em um ciclo ininterrupto de ações que aumentam o alcance da marca, o engajamento, a conversão e a fidelização.
No post de hoje vamos apresentar um pouco sobre essas estratégias. Começando por:
Alcance
Quando um profissional se forma na faculdade ele tende ir a mercado de trabalho geralmente fazendo plantão ou trabalhando em clínicas de parceiros. Isso se torna um grande problema, pois na maioria das vezes eles fazem um esforço grande demais em plantões com horas e horas de trabalho ineterruptas e não conseguem ter tempo para a comunicação. Ou no segundo cenário trabalhando em clínicas de parceiros esse profissional acaba sendo refém da comunicação da clínica e todo esforço de trabalho gerado na clínica é para ela e não para ele.
Esse problema de alcance acontece principalmente com marcas recém criadas, pois elas não possuem nenhum significado expressivo de fato, ainda não foram construidas e muito menos possuem audiência. O que sugerimos aqui na Hc Agência é que esse profissional passe por um a consultoria com o Hugo Cavalari para que seja iniciado um trabalho de branding estratégico e construção de marca.
Depois de realizado esse trabalho partimos para a construção de uma identidade visual atrativa e as presenças nos canais digitais. Ai sim entramos no momento:
Engajamento
Produzir conteúdo nos canais digitais não é uma tarefa fácil, isso porque a dinâmica do digital é muito rápida e fluída, necessita de estar atento as novidades, assuntos, trends e aúdios em alta para conseguir trazer algo extremamente relevante.
Dentro de engajamento entendemos funil de marketing digital como uma estratégia que aumenta o nível de conhecimento da audiência para aí sim, vender para aquela pessoa. O processo consiste em atrair o público correto, engajar e fornecer insumos/ informações para que ele entenda sobre seu serviço, e fazer uma oferta forte o suficiente para que ela não tenha "o porque" de não comprar de você.
Engajar não é apenas produzir conteúdos técnicos ou educativos, engajar é você mostrar o seu dia a dia, o lifestyle que você vive e tudo que esteja ao seu redor. As maiores marcas dessa geração digital são marcas que possuem porta vozes. Pessoas que dão as caras apresentam vulnerabilidade e constroem marca em cima de uma ou algumas personalidades.
Conversão
Depois que a pessoa descobriu sua marca, te conheceu, engajou com você e com seus conteúdos, nada mais justo do que fazer uma oferta irresistível para ela. Ai que entra a venda de fato. O processo de venda principalmente na internet deve ser feito com gestão e organização. Isso porque você investirá mensalmente em tempo para produção de conteúdo para atrair pessoas novas para sua conta, mas em contra partida se essas pessoas chegarem no seu funil e não tiverem uma cadência para gerir é a mesma coisa que você jogar seu tempo no lixo.
Possuir um sistema de CRM para construção de funil de venda, onde você consegue organizar com o seu time comercial tanto os atendimento quanto as informações de cada paciente é fundamental para sua taxa de conversão ser superior.
Além dos conteúdos gerados orgânicamente é muito importante você investir em tráfego pago para alavancar ainda mais seus resultados. Hoje a disputa por atenção é muito acirrada ainda mais na área da saúde, se você não investir em tráfego fica muito dificil escalar sua operação.
Fidelização
E por fim chegamos na fidelização, depois que convertemos esse paciente precisamos nos relacionar. Assim como no processo inicial de descoberta até a venda, deve-se criar um funil de nutrição com informações relevantes para esse paciente, seja por meio de conteúdos em texto, artigos de blog, vídeos, ou até mesmo com programas exclusivosde fidelização para a carteira de pacientes.
Programas de fidelização são muito utilizados dentro da Hc Agência, possuimos parceiros com plataformas para gestão de campanhas e construção de uma gameficação interna para os pacientes, aumentando muito a indicação de outros pacientes.
Se você é médico e está precisando aprimorar sua comunicação ou construir de fato uma marca, não deixe de preencher o formulário a seguir, nele agendaremos uma reunião estratégica para poder entender seu momento atual e direcionar com os serviços de nossa empresa.