SEO 2021: Confira as tendências do marketing

O seu negócio já pensou em como será o SEO durante 2021? Não é novidade que o Google está sempre se atualizando, afinal de contas, a tecnologia está em evolução constante e o mercado amadurecendo.  

Como falamos no artigo anterior sobre backlinks, estar no ranking do Google é importante para a empresa e os negócios. Páginas bem posicionadas podem gerar alcance orgânico maior, atraindo visitantes que podem ser convertidos em leads. 

Para essa conquista é essencial que toda a estratégia seja focada nas técnicas de SEO, para que o seu conteúdo atende aos critérios do algoritmo do Google. No entanto, esses critérios são atualizados com frequência para continuar tornando a experiência do usuário cada vez mais simples e eficaz.  

Pensando nas mudanças, selecionamos algumas das principais tendências do SEO para 2021, confira! 

  • Conteúdo relevante e valioso 

Esse já não é novidade, se a empresa não produz um conteúdo relevante e valioso para o seu público, não faz sentido focar no SEO. Isso porque, os fatores analisados pelo Google estão ligados – direto ou indireto – à experiência do usuário. 

Uma experiência positiva é quando o usuário acessa o site/blog com um conteúdo valioso e relevante para o que ele está procurando. Quando isso não acontece, o usuário volta aos resultados para buscar outros sites, aumentando a sua taxa de rejeição. 

Busque sempre desenvolver conteúdos que atendam as dores, necessidades e desejos do seu público. Conteúdos interativos são essenciais para atrair e reter a atenção dos usuários com facilidade.  

  • UX – Experiência do usuário 

A satisfação do usuário é essencial e relevante para que o site e a empresa tenham sucesso na estratégia de SEO. Mas, só o conteúdo rico não basta, é necessário oferecer uma experiência completa. 

Para isso, uma das principais tendências de SEO é investir nas técnicas de experiência do usuário (UX). Uma técnica relacionada à interação do usuário com os canais da marca, de forma simples e acessível. 

Quando empregado o UX, o site oferece ao visitante páginas de carregamento rápido e estáveis, menus intuitivos e outros elementos que ajudam a tornar essa visita mais rica e eficiente. 

  • Mobile SEO 

Desde 2019, uma das tendências mais importantes é a do SEO para dispositivos móveis. Ele é a chave para o sucesso da estratégia da empresa e que vem se tornando cada vez mais relevante. Isso porque o número de usuários que acessam os sites através dos smartphones cresce a cada dia. 

Por isso, a experiência móvel precisa ser tão ou mais satisfatória do que nos desktops. A equipe de marketing da empresa deve se preocupar em otimizar os conteúdos e configurações do site/blog para o ambiente mobile. Empresas que não adaptam podem ser punidas e perder posição no ranqueamento do Google. 

  • Segurança do site 

A segurança do site já não é novidade quando falamos da análise que o Google faz sobre a relevância e classificação de um conteúdo. Portanto, a empresa que deseja que o seu SEO seja bem-sucedido, é essencial que recursos de segurança, como certificados SSL sejam acrescentados. 

O público está cada vez mais atento às possíveis ameaças dentro de ambientes não seguros da internet. Quando o usuário não sente segurança ao acessar um site/blog, a tendência é que a taxa de acessos caia junto a classificação no Google. Por isso, esteja sempre atento a proteção do site. 

  • Conteúdo longo 

Expertise, autoridade e confiança são elementos que vem se tornando cada vez mais relevante para o marketing de conteúdo. 

Garantir aos usuários um conteúdo de qualidade e válido para suas dúvidas, requer uma pesquisa mais aprofundada. Por isso, investir na produção de conteúdos abrangentes e extensos é essencial, uma vez que pesquisas vêm apontando a relevância de materiais maiores.  

O conteúdo longo contribui para aumentar o alcance orgânico, a autoridade da empresa sobre o tema e, consequentemente, resultando em melhores classificações dentro do Google. 

Agora que listamos algumas das principais tendências, você sabe da importância em entendê-las e adaptá-las para que o resultado da estratégia digital seja o melhor. No entanto, é preciso lembrar que existem diretrizes que nunca deixam de ser tendência como: backlink, conteúdos originais e atualizado. 

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