Reels: O manual completo de como usar!

Para se manter relevante e atualizado nas principais redes sociais, é essencial conhecer os recursos disponíveis e estar atento as novidades e atualizações. No Instagram, o mais recente é o Reels, um recurso que permite gravar vídeos curtos e torná-los ainda mais atrativos com o uso de áudio e imagens simples.  

O Reels chegou para concorrer diretamente com o TikTok e vem se tornando cada vez mais popular. Mas, o que é realmente esse recurso? 

Ele é uma das funcionalidades mais recentes dentro do Instagram e permite a criação de vídeos com até 30 segundos. É possível gravar e editar todo o conteúdo dentro do recurso, além de adicionar efeitos sonoros e visuais, tudo de forma simples. 

Segundo o próprio Instagram, com o Reels o número de usuários ativos cresceu 4,34% em novembro de 2019 – mês de lançamento – um aumento significativo em relação à média de 1% de crescimento mensal. 

Qual a importância de utilizar o Reels? 

Para criar estratégia de marketing nas redes sociais, a equipe deve conhecer ao máximo todas as plataformas que serão utilizadas, criando uma relação ainda mais próxima com o seu público. Com o Reels é possível criar conteúdo orgânico com a marca e que pode se tornar um marketing viral, por exemplo. 

Outro atrativo é por ser instantâneo, o que pode gerar resultados significativos para a empresa com pouco tempo. Para as marcas que possuem já uma conta no TikTok, ao invés de construir uma audiência do zero, por que não usar a mesma? 

E afinal, como usar o Reels? 

O ponto inicial para criar vídeos incríveis no Reels é baixar o Instagram. Parece básico, mas é normal que algumas empresas/negócios não tenham ainda a rede social. E principalmente, não é possível fazer nenhum tipo de publicação na versão desktop, apenas pelo smartphone. 

Com o perfil criado e pronto para ser utilizado, o próximo passo é apertar no + que fica no canto direito superior da plataforma e escolher o “Vídeo do Reels” 

Ao abrir o Reels, ao lado esquerdo aparecerá uma janela com ícones, são recursos que podem deixar o conteúdo ainda mais atrativo para o seu público. O primeiro é o da duração, com ele é possível trocar o tempo do seu vídeo (15 segundos ou 30 segundos). O segundo é da música, perfeito para você escolher uma trilha sonora para algum desafio ou mesmo para animar as cenas. 

Em seguida, o terceiro ícone é utilizado para adicionar efeitos visuais como a câmera lenta ou velocidade ainda maior. A próxima opção permite usar efeitos como fundos, filtros, efeitos e até mesmo desafios que já são um sucesso. 

O penúltimo é o retoque, ideal para deixar a imagem mais limpa e retocar algum defeito que possa aparecer. E o último é o cronômetro, ele permite que a pessoa grave o vídeo sem utilizar as mãos, finalizando assim que o tempo (15s ou 30s) se esgotar. 

Após criar o vídeo e editá-lo da melhor forma, chegou à etapa final. Você pode compartilhar no seu feed o vídeo ou pode salvá-lo como rascunho, para utilizar em outro momento que seja mais oportuno. 

Como potencializar os vídeos? 

Agora que você conhece o passo a passo, não parece tão complexo, certo? No entanto, não basta fazer qualquer conteúdo para se destacar entre as visualizações do Instagram. Pensando nisso, separamos dicas que vão ajudar a potencializar os seus vídeos.  

  • Roteiro 

Ainda que os vídeos variem entre 15 e 30 segundo, criar um roteiro é essencial. Dessa forma, você terá um controle do que vai ser exibido, garantindo que os resultados sejam o que a sua audiência está esperando e procurando. 

  • Desafios 

Assim como no TikTok, os desafios se tornaram comuns no Reels. Além de divertidos, eles são uma forma eficaz de destacar uma marca. Fazer um desafio popular vai atrair pessoas e o seu conteúdo poderá garantir boas visualizações. 

  • Tendências 

Os recursos e funcionalidades estão em constante mudança e alterações. Por isso, estar atento as tendências garantem que a sua empresa não fique para trás quando falamos de conteúdos atrativos. 

  • Ferramentas complementares 

Caso o marketing tenha um bom orçamento, a dica é utilizar ferramentas de edição que sejam complementares, assim os vídeos ficarão ainda mais profissionais e, impactando de forma positiva o seu público. 

  • Capa 

A capa do Reels é o primeiro convite para assistir ao vídeo. Portanto, ela deve ser pensada com foco em atrair e prender a atenção do visitante, seja com uma imagem que cause curiosidade ou algum título que esteja relacionado de alguma forma com o usuário. 

  • Hashtag 

O trabalho das hashtags é essencial em todas as redes sociais e no Reels não é diferente. Por isso, ao criar a legenda, busque utilizar hashtags que sejam relevantes e que impactem o público desejado. 

A presença digital das empresas está cada vez mais importante. Porém, não basta ter só o perfil nas principais redes sociais, é preciso saber como utilizá-las para criar relações com o público. Agora que você conhece melhor o Reels e como criar o conteúdo, que tal utilizar? Temos certeza que com ele, o seu negócio conseguirá chegar até o público-alvo! 

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