Percepção da marca, o que é?

Você já ouviu falar em percepção da marca? 

Além de oferecer preços melhores do que a concorrência, serviço de qualidade e agilidade, é preciso ter a confiança do seu público. E é exatamente a percepção da marca que funcionará como um termômetro para entender como o consumidor está realmente enxergando todo o trabalho. 

Mas, o que é realmente a percepção da marca? 

De modo geral, a percepção da marca é a forma como a audiência está enxergando uma determinada marca. Ou seja, não é a mensagem que a marca ou empresa quer passar para o mercado, mas sim, como os consumidores entendem o que a marca ou empresa representam. E essa percepção é construída a partir das experiências – boas ou ruins – que a empresa proporciona para os consumidores. 

Ou seja, a percepção representa os sentimentos do consumidor após as interações com a empresa. Esse julgamento/sentimento afetará diretamente o momento da tomada de decisão. Por isso, ao entender qual é a percepção do consumidor, a empresa deve fazer os ajustes necessário e, aos poucos, mudar esse cenário, caso seja negativo. 

Se você tem uma empresa e ainda não está convencido sobre a importância da percepção da sua marca, então confira algumas das razões que listamos! 

  • Confiança 

Uma das razões principais é a confiança que o público passa a ter com a marca. Quando a percepção é negativa, as chances de confiarem na marca é menor. Por isso, é importante garantir que a reputação seja sempre positiva. 

  • Marketing boca a boca 

Antigo, mas ainda eficiente para promover a marca. Quando a percepção da marca é positiva, a tendência é que os consumidores divulguem a marca para outras pessoas, o que pode ajudar na reputação e captação de novos clientes.  

  • Lealdade 

Outro fator importante, os consumidores que se tornam leais a marca, viram praticamente parceiros da empresa e defensores. 

  • Relacionamento 

Com a percepção da marca é possível melhorar o relacionamento entre a empresa e o consumidor. Afinal, os dois lados criam um confiança maior e a longo prazo, até mesmo uma defesa a favor da marca. 

  • Ajustes 

Por ser uma forma de feedback, é ideal para que a empresa possa entender quais são os ajustes possíveis de realizar para uma melhoria rápida e também a longo prazo. O investimento em soluções é o ideal para mudar a percepção sobre a marca. 

E como é possível analisar a percepção da marca? Ferramentas não faltam para compreender como o negócio está sendo visto, como: 

  • Redes sociais 

Plataformas que podem ser monitoradas, as redes sociais servem como um termômetro relevante, principalmente, para acompanhar os comentários que os usuários deixam na página da marca. 

  • Feedbacks 

Canais especializados como o Google Reviews são ideais para acompanhar os feedbacks deixados pelos usuários. Além disso, é muito importante que esses feedbacks sejam respondidos e que cada cliente tenha o seu problema solucionado.  

  • Pesquisas 

Fazer pesquisas constantes em todas as plataformas, redes sociais, fóruns é muito importante para assegurar que a percepção sobre a marca esteja sempre como o planejado. 

Cuidar da marca é uma tarefa essencial e importante para ter sucesso, em especial, nos dias de hoje. Que tal conhecer começar hoje a sua pesquisa sobre a percepção que os usuários e consumidores estão tendo sobre sua marca? E não deixe de conferir em nosso blog outros artigos que podem te ajudar a manter o sucesso sempre! 

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