Nicho de mercado – O que é? e como agir?

Nicho de mercado é um segmento, onde existem poucos players atuantes ou um segmento inexistente. Isso pode significar uma oportunidade oculta dentro de um mercado amplo e competitivo. Um segmento de mercado é um grupo de consumidores com interesses e dores semelhantes. É o recorte mais amplo de um mercado consumidor já conhecido, enquanto o nicho de mercado se refere sempre a um grupo diminuto e inexplorado.

Encontrar um nicho de mercado — e descobrir novos nichos ao longo do tempo — é fundamental para construir um negócio de sucesso. No entanto, saber qual mercado atacar pode ser um desafio para muitos empreendedores!

Se você está começando sua empresa agora, encontrar seu nicho deve ser o primeiro passo da sua estratégia go-to-market. Nesse ponto, você precisa ser certeiro nos seus investimentos, e um bom nicho de mercado pode te render os primeiros clientes e ajudar sua empresa a alcançar a saúde financeira rapidamente.

O nicho pode ser exemplificado com o Nubank, onde ele teve a visão de lançar um banco digital para todos sem tarifa e sem burocracia. O que significa que ele atingiu uma parcela de pessoas que guardavam o dinheiro de baixo de um colchão para colocar seu dinheiro em um lugar seguro e confiável.

Por fim, é interessante explorar esses mercados ocultos/inexistentes para poder ser pioneiro. Pois, se você entra em um mercado onde o seu produto/serviço é altamente copiável é melhor você ser pioneiro nesse mercado. Isso devido a confiança inicial de seu clientes em consumirem seu produto, e assim a troca fica mais difícil.


Fonte: Rock Content

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