Blog: vale a pena ter em 2021?

Se ainda vale ter um blog é uma pergunta muito comum entre as empresas. Se o seu negócio faz essa mesma pergunta, então continue acompanhando esse artigo! 

Ter um blog ainda vale a pena, no entanto, é preciso criá-lo com planejamento, bem estruturado e com conteúdo que seja valioso para os leitores, de forma que possa resolver suas dúvidas e transformar em uma oportunidade de negócio. 

Blog 

Já tem alguns anos que os blogs são usados para engajar com os leitores e atrair potenciais negócios nas estratégias de marketing de conteúdo.  

As empresas vêm utilizando cada vez mais para expor seus conteúdos de qualidade, atraindo visitantes, construindo sua autoridade e consequentemente, rankeando melhor no Google e alcançando seus objetivos de marketing e venda. 

Se o objetivo da sua empresa com o blog é esse, então vale a pena ter um neste ano. Se existe conteúdo de qualidade e uma estratégia consistente e alinhada aos objetivos do marketing, podemos afirmar que o blog continua sendo essencial e importante para as estratégias. 

Benefícios do blog 

Já citamos alguns dos benefícios do blog nos tópicos acima, no entanto vamos mostrar agora os principais. 

  • Relacionamento com o público-alvo 

Um dos principais objetivos de um blog é engajar o público da marca. Para isso, a empresa deve publicar conteúdos que sejam úteis e que atendam aos interesses do visitante, respondendo suas dúvidas e agregando valor. 

O blog é tem o poder de aproximar as empresas/marcas e os consumidores, estreitando os laços e facilitando a decisão de compra. 

  • Autoridade da marca 

Os artigos de um blog corporativo devem tratar de temas da área de atuação da empresa. Quando esses conteúdos mostram qualidade e são reconhecidos, o blog ganha ranqueamento no Google e, consequentemente, evidenciando a autoridade da empresa. 

  • Ranqueamento no Google 

As publicações no blog aumentam as chances da empresa se posicionar nos resultados da pesquisa no Google. Quanto mais conteúdo – de qualidade – tiver no blog corporativo, mais páginas poderão ser indexadas no Google e a sua exibição nos resultados.  

Ter um blog com publicações recorrentes, é uma das melhores ferramentas para garantir o ranqueamento. 

  • Tráfego e conversões 

Quando o site/blog está ranqueado nos melhores lugares do Google, a empresa ganha o tráfego dos usuários que estão pesquisando. Um tráfego orgânico e que pode ser transformado em potenciais clientes.  

O blog oferece a oportunidade da empresa potencializar as conversões, gerando vendas, leads ou orçamentos, por exemplo. 

Dicas para criar um blog eficiente 

Como mencionamos desde o início do artigo, montar um blog não basta. É necessário criar uma estratégia por trás, para promover a melhor experiência para os usuários e para a própria empresa. Pensando nisso, separamos algumas dicas para criar um blog eficiente! 

  • Planejamento 

Assim como toda estratégia de marketing, o blog também precisa de planejamento. É necessário definir o papel do blog e como esse canal contribuirá para alcançar os objetivos, como aumentar as vendas, leads e engajamento. 

As publicações também precisam de uma estratégia, dessa forma o Google poderá entender a hierarquia dos seus posts. O calendário editorial é essencial nessa estratégia para definir prazos e frequência das publicações. 

  • Conteúdos de valor 

Como citamos, os conteúdos do blog devem ter valor para os seus leitores, para isso eles devem ser: 

-Únicos e originais; 

-Completos, atualizados e com referências confiáveis; 

-Respondem as dúvidas do usuário e que seja interativo, com imagens, vídeos, áudios 

Os usuários devem ler o conteúdo e sentir que o mesmo fez diferença na sua vida, que ajudou em suas dúvidas e decisões.  

  • SEO 

Para que o post apareça e seja bem posicionado no Google, é preciso dominar as práticas de SEO. Um mecanismo que envolve uma série de técnicas de otimização e que deve ser pensada desde o desenvolvimento do blog até na construção de backlinks para criar uma experiência valiosa para o usuário. 

  • Integração com outros canais 

Ainda que receba visitas da busca orgânica do Google, um blog não se divulga sozinho, sem uma divulgação.  

Promover os conteúdos dentro de outros canais da marca ajuda a potencializar os resultados. Divulgar links do blog nas redes sociais, e-mail marketing, fóruns e página inicial do próprio site são ações essenciais para aumentar a divulgação. 

  • Monitoramento dos resultados 

Toda estratégia deve ser mensurada para analisar os resultados positivos e os pontos que devem e podem ser melhorados. As principais métricas que devem ser observadas no blog são: 

  • Número de visitantes; 
  • Fontes de tráfego; 
  • Taxa de rejeição; 
  • Taxa de cliques; 
  • Posts mais populares; 
  • Taxa de conversão dos visitantes;

Com essas e outras métricas, é possível entender os tipos de publicação que estão trazendo mais resultados, os canais que estão trazendo usuários e o que pode ser otimizado. 

Se a sua empresa ainda não tem um blog corporativo, pode estar perdendo visitantes e oportunidade de negócio. Por isso, ao criar sua estratégia de marketing, não deixe de incluir o blog, ele vale a pena! 

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