Backlinks: O que é e como podem ajudar a rankear no Google

O seu negócio tem um site e não está bem posicionado nas buscas do Google?  

É sinal de que ele precisa estar por dentro do SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de técnicas e estratégias que buscam por um melhor ranqueamento, desde a escolha da hospedagem até as palavras-chave que será usado nos artigos.  

Dentre os fatores que ajudam no ranqueamento, está o backlink, uma estratégia simples e poderosa para a relevância do site. 

O que é backlink? 

Também conhecido como inbound links, o backlink é o link criado em um site direcionando para outro. A qualidade e o número de backlinks são usados pelo Google como um sinal de rankeamento. Por isso, adquirir backlinks é fundamental para a estratégia do SEO. 

Basicamente um backlink é o apontamento de outros sites para o seu, com uma citação externa. O que significa – para o Google- que alguém está indicando o seu site (url) por ter um conteúdo bom e relevante.  

No entanto, é necessário ficar atento sobre os tipos de backlink e o melhor para o seu rankeamento. 

Tipos de backlink 

Basicamente, existem dois tipos de backlinks que são principais: 

  • Follow; 
  • Nofollow 

Inicialmente, os dois tipos parecem não ter nenhuma diferença. Ambos são links e quando clicados direcionam o usuário para a página citada. Porém, a diferença está no sinal que esses backlinks passam para os buscadores, como o Google. 

Os follow são os backlinks normais, os que passam autoridade e direcionam os boots (robôs) para as páginas certas. Já os nofollow são aqueles que passam a mensagem de não “seguir” aquele backlink, por não apresentar tanta autoridade. 

Apesar de ambos serão de grande valia, é importante que a estratégia de backlink priorize os links follow. Além disso, existem outros que podem ser utilizados dentro do SEO, como: 

  • Juice: É o backlink que traz o usuário de uma página para a home de um site ou para um artigo; 
  • Root Domains: É o link relacionado à quantidade de backlinks que chegam ao site a partir de um domínio; 
  • Low Quality: Prejudicial para o tráfego e o SEO, esse tipo de backlin advém de fontes que são duvidosas e que podem ter conteúdos impróprios ou de baixa qualidade; 
  • Anchor Text: Também chamado de âncora, é o hiperlink do conteúdo e que possui palavras-chave específicas que ajudam a aumentar a autoridade; 
  • Links internos: Como o próprio nome diz, são os links que direcionam para a página dentro do mesmo domínio. 

Como conseguir backlinks de qualidade? 

Os backlinks podem ser comprados, no entanto, lembramos que não é uma prática saudável e que vai contra as diretrizes do Google. Então, como conseguir os que podem realmente contribuir para o seu SEO? A solução é bem simples. 

Uma ótima opção é fazer parcerias com sites que sejam do mesmo nicho de mercado do seu. Dessa forma, é possível trocar material com os parceiros, uma prática que chamamos de guest post, onde o produtor de conteúdo escreve para o site do outro e vice-versa. 

Outra opção é através da construção de conteúdos diferentes e de alto nível de qualidade, de forma que atraia assim sites que queiram compartilhar o material, o citando através dos backlinks.  

Um arquiteto, por exemplo, pode criar um infográfico com passos para idealizar um projeto de reforma. Um material que pode ser interessante para outros site do mesmo segmento ou mesmo de decoração. 

Outra vantagem dos backlinks é o aumento do tráfego, conquistado através da autoridade e do rankeamento, mas também através dos usuários de outros sites que clicam nos links propostos sendo direcionados para o site em questão. 

Em resumo, conquistar bons backlinks exige dedicação para criar um conteúdo de qualidade e encontrar parceiros que queiram crescer junto com você. Dessa forma, somado a uma estratégia completa de SEO, o seu site terá bons apontamentos e posicionamento no Google! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo