4 tendências do marketing de conteúdo para acompanhar neste ano!

Todos os anos, é comum que o mercado analise as mudanças para apontar as próximas tendências do Marketing Digital. Especialmente, para 2021 a análise teve como principal foco as transformações trazidas pela COVID-19. 

A pandemia trouxe dor e perdas, o que mudou os comportamentos, tecnologias e modo de trabalhar e viver, impactando de forma direta o Marketing Digital. As pessoas precisaram adaptar ao distanciamento social e as empresas tiveram que fortalecer sua transformação digital. 

Nesse artigo vamos te mostrar quatro tendências do Marketing de Conteúdo que devemos acompanhar durante esse ano. 

  • Crescimento dos conteúdos interativos 

Os conteúdos criativos são importantes e já não são mais uma novidade. Mas, porque ele volta nesse ano como uma tendência? 

Com a pandemia, estamos passando por um momento ainda de distanciamento social, o que nos impede de estar perto das pessoas, mas que favorece as interações através das telas. Por isso, as marcas devem investir mais na interatividade para criar um envolvimento humano e uma afinidade da empresa com os seguidores. 

Ebooks, infográficos, vídeos e questionários são conteúdos que despertam interesse nos seguidores, os levando a interagir. 

  • Crescimento do TikTok e Reels 

Cada rede social tem o seu momento, no entanto, o TikTok parece que veio para ficar. Em meio a pandemia e quarentena, ele foi o aplicativo mais baixado do mundo, com 2 bilhões de downloads. E é uma das principais tendências do Marketing de Conteúdo e desvendar o seu algoritmo e como viralizar é um dos desafios desse ano. 

Outra tendência que deve ser observada de perto é a nova funcionalidade do Instagram, muito semelhante ao TikTok, o Reels. Isso porque, a tendência é que a ferramenta cresça, já que tem como base os usuários que já estão no Instagram e gastam horas do seu dia por lá. 

Tanto TikTok, quanto o Reels, servem para dar risada, educar e informar com vídeos rápidos e criativos. 

  • Uso de assistentes por voz 

Durante o primeiro ano de pandemia, o uso de assistentes virtuais cresceu 47% entre os brasileiros. Aparelhos como Google Home são capazes de criar listas de tarefas, configurar alarmes, tocar música e até mesmo fazer compras, trazendo praticidade, conforto e agilidade para o dia a dia dos usuários. 

Os assistentes de voz são essenciais para a inovação no Marketing de Conteúdo. Isso porque, existe um campo enorme para explorar com esses assistentes, como a criação de conteúdo de áudio (podcasts, por exemplo). 

Outra tendência é a busca por voz, principalmente em smartphones. Segundo dados do Google, em 2018, 27% das pessoas já utilizavam a busca por voz, o que tende a continuar crescendo, já que os assistentes virtuais estão se popularizando cada vez mais.  Por tanto, para as campanhas devem se atentar a otimização dos conteúdos para as buscas conversacionais. 

  • Marcas humanas e comprometidas 

Não é novidade que a pandemia mexeu com as emoções. Os sentimentos estão à flor da pele, deixando as pessoas mais vulneráveis e sensíveis. As marcas também foram afetadas, tornando-se frágeis. No entanto, as que souberam assumir sua condição e compreender o seu papel conseguiram se conectar com seus clientes e usuários. 

As pessoas não querem mais as empresas que se comprometem apenas com o lucro, mas sim com os outros e o planeta. Porém, ao criar as estratégias do Marketing de Conteúdo, a humanização da marca deve ser autêntica. As causas defendidas pela marca devem fazer parte dos seus processos internos, na criação dos produtos e contratação dos funcionários. Ter propósito e valores relevantes deve ser o foco das empresas neste ano. 

Sabendo de algumas das principais tendências é hora de focar nelas. E não se esqueça que continuamos em uma pandemia e existe ainda uma instabilidade, por isso, as empresas que se planejam e antecipam às mudanças estão preparadas para enfrentá-las. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo