Você já ouviu falar em percepção da marca?
Além de oferecer preços melhores do que a concorrência, serviço de qualidade e agilidade, é preciso ter a confiança do seu público. E é exatamente a percepção da marca que funcionará como um termômetro para entender como o consumidor está realmente enxergando todo o trabalho.
Mas, o que é realmente a percepção da marca?
De modo geral, a percepção da marca é a forma como a audiência está enxergando uma determinada marca. Ou seja, não é a mensagem que a marca ou empresa quer passar para o mercado, mas sim, como os consumidores entendem o que a marca ou empresa representam. E essa percepção é construída a partir das experiências – boas ou ruins – que a empresa proporciona para os consumidores.
Ou seja, a percepção representa os sentimentos do consumidor após as interações com a empresa. Esse julgamento/sentimento afetará diretamente o momento da tomada de decisão. Por isso, ao entender qual é a percepção do consumidor, a empresa deve fazer os ajustes necessário e, aos poucos, mudar esse cenário, caso seja negativo.
Se você tem uma empresa e ainda não está convencido sobre a importância da percepção da sua marca, então confira algumas das razões que listamos!
- Confiança
Uma das razões principais é a confiança que o público passa a ter com a marca. Quando a percepção é negativa, as chances de confiarem na marca é menor. Por isso, é importante garantir que a reputação seja sempre positiva.
- Marketing boca a boca
Antigo, mas ainda eficiente para promover a marca. Quando a percepção da marca é positiva, a tendência é que os consumidores divulguem a marca para outras pessoas, o que pode ajudar na reputação e captação de novos clientes.
- Lealdade
Outro fator importante, os consumidores que se tornam leais a marca, viram praticamente parceiros da empresa e defensores.
- Relacionamento
Com a percepção da marca é possível melhorar o relacionamento entre a empresa e o consumidor. Afinal, os dois lados criam um confiança maior e a longo prazo, até mesmo uma defesa a favor da marca.
- Ajustes
Por ser uma forma de feedback, é ideal para que a empresa possa entender quais são os ajustes possíveis de realizar para uma melhoria rápida e também a longo prazo. O investimento em soluções é o ideal para mudar a percepção sobre a marca.
E como é possível analisar a percepção da marca? Ferramentas não faltam para compreender como o negócio está sendo visto, como:
- Redes sociais
Plataformas que podem ser monitoradas, as redes sociais servem como um termômetro relevante, principalmente, para acompanhar os comentários que os usuários deixam na página da marca.
- Feedbacks
Canais especializados como o Google Reviews são ideais para acompanhar os feedbacks deixados pelos usuários. Além disso, é muito importante que esses feedbacks sejam respondidos e que cada cliente tenha o seu problema solucionado.
- Pesquisas
Fazer pesquisas constantes em todas as plataformas, redes sociais, fóruns é muito importante para assegurar que a percepção sobre a marca esteja sempre como o planejado.
Cuidar da marca é uma tarefa essencial e importante para ter sucesso, em especial, nos dias de hoje. Que tal conhecer começar hoje a sua pesquisa sobre a percepção que os usuários e consumidores estão tendo sobre sua marca? E não deixe de conferir em nosso blog outros artigos que podem te ajudar a manter o sucesso sempre!