A persona tem uma serie de representações para os negócios. Mas de fato a Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes. Apresenta, também, uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
Ela se diferencia do seu publico alvo, porque o público alvo é a definição das pessoas que o seu negócio irá atingir como forma de estratégia. Exemplo, eu tenho uma empresa que irá vender cerveja para jovens de 18 a 24 anos das classes b e c. Já a persona, é aquele desenho da pessoa que você desenha sendo ideal e assim seu publico fica um pouco mais definido. Exemplo da marca de cerveja Paulo, diretor de marketing da empresa X, tem la seus 24 anos, gosta de ouvir pop, e gosta de tatuagens. Todas as características desenhas de sua persona tem que estar relacionada do externo para o interno.
E Por que criar uma persona?
A criação de personas é um passo fundamental dentro de uma estratégia de Marketing Digital de resultados. Criamos personas para enviar a mensagem certa para as pessoas certas e, assim, termos maiores chances de sucesso.
Sem uma persona definida, é possível que em alguns casos sua estratégia se perca e você acabe falando português para quem só entende grego. Ou promovendo cortes de carnes para quem é vegetariano. Ou oferecendo um produto destinado à classe A para a classe C. Os exemplos são muitos!
Sendo assim, enumeramos alguns motivos que provam a importância da criação de personas para seu negócio:
- Determinar o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos;
- Definir o tom e o estilo de seu conteúdo;
- Ajudar a desenhar suas estratégias de marketing apresentando o público que deve ser focado;
- Definir os tópicos sobre os quais você deve escrever;
- Entender onde os prospectos buscam suas informações e como eles querem consumi-las.
Como criar uma persona
O próximo passo é detalhar o perfil do cliente a partir das respostas obtidas. Com isso, você poderá unificar as informações e elaborar o personagem em um documento a ser disponibilizado para todos na empresa que possam se beneficiar do estudo que você fez.
Algumas características que utilizamos para definir as personas aqui na Resultados Digitais:
- Idade;
- Cargo;
- Hábitos;
- Frustrações;
- Desafios;
- Crenças;
- Hobbies;
- Estilo de vida;
- Hábitos de compra;
- Quais mídias preferem;
- Quem os influencia;
- Quais tecnologias usa;
- Onde busca informação;
- Critérios de decisão na hora da compra;
- Momento da jornada de compra em que se encontra.
Criamos nomes para as personas porque isso facilita os debates internos, colocando a persona como alvo. Por exemplo: “mas você acredita que a Joana se interessaria por isso?”
Outra possibilidade, um pouco além no processo, é utilizar algum modelo gráfico para representar a persona.
Lembre-se de considerar também que a persona pode ser um visitante que acabou de chegar, que não conhece nem está procurando sua empresa, mas sim a solução para um problema. É bastante comum isso acontecer em sites de empresas que fazem Inbound Marketing.
Então, reflita: como pode ser a abordagem e a exposição do conteúdo relacionado ao seu mercado para esta pessoa?
Ferramenta para gerar personas
Créditos: Resultados Digitais